quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ensaio: Legalização do Aborto

LEGALIZAÇÃO DO ABORTO
(Mateus Almeida Cunha)


Considero a prática do aborto algo abominável, com algumas exceções: risco de morte à mãe, anomalias e/ou mutações que impliquem na vida da criança, estupro e outras situações específicas. Portanto, sou contra o aborto (o ato). Entretanto, não sejamos hipócritas a ponto de tentar tapar o Sol com a peneira (como se dizia antigamente), cerrando os olhos e crendo que vivemos num mundo ideal (que não existe!). Aborto sempre existiu e, até que se prove o contrário sempre existirá (infelizmente). As civilizações antigas têm relatos (provas) da existência de fetos oriundos de abortos. Chás de ervas abortivas também são muito antigos.

O fato é que, atualmente, no ato abortivo quando "bem sucedido" (se é que essa expressão "bem sucedido" pode ser usada...) "apenas" a criança morre. Entretanto, pelas condições precárias de higiene/salubridade das atuais "clínicas" clandestinas de aborto, é muito comum que a (ex-)gestante fique com alguma infecção, hemorragia ou sequela para o resto de sua vida. Hemorragia essa que, por muitas vezes à leva a morte. Se fosse legalizado, ao menos existiriam clínicas "decentes" para realizar esse ato repugnante e, na maioria das vezes, abominável, e ao menos as mulheres não morreriam. "Apenas" a(s) criança(s) morreria(m). Não pensemos nisso como um ato em que induziria as mulheres a praticarem. Isso é besteira! A pergunta é: você, mulher, faria algum aborto só porque seria legalizado? Você, homem, crê que sua mãe, esposa ou filha começaria/começará a sair abortando em suas gravidezes acidentais só porque é/seria legalizado? Quem sempre o fez continuará a fazer.

O cigarro é uma droga legal e eu (assim como diversos amigos e familiares) nunca fumamos (tampouco experimentei) só porque é uma droga lícita encontrada facilmente. Por que, com o aborto seria diferente? Temos diariamente dezenas de escadas à nossa frente e nunca nos jogamos delas. Por que, uma mulher, que nunca cogitou abortar, em sã consciência iria fazê-lo só porque seria legal? Isso faz sentido?

Não queiramos permanecer na sombra, causada por nós mesmo e vamos enxergar as coisas como eles são: vamos salvar, ao menos, uma vida ou vamos continuar fazendo de conta que esta tudo bem, deixando que dois/duas morram por vez?

Pensemos assim: contra o aborto (em condições de irresponsabilidade) e à favor da sua legalização. Vamos salvar ao menos uma vida, já que não temos domínio das duas! 

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ensaio: Dilma não vencerá as eleições

DILMA NÃO VENCERÁ AS ELEIÇÕES
(Mateus Almeida Cunha)

Dilma não vencerá as eleições! Não digo eleição, mas eleições, porque soa a ELES “SÕES” uns merdões... A candidata do presidente Lula, sim: essa deve ganhar. A primeira presidentA (sic!) do Brasil. Preferia ter umA presidente, não uma presidentA. Soa parecido com presidANTA. Quando me refiro à candidata de Lula que, por acaso é Dilma, quero dizer que poderia ser qualquer pessoa (ou “não-pessoa”), como Fofão ou até mesmo a Vovó Mafalda. Dilma dará continuidade aos “grandes feitos” do governo paterno-assistencialista de Lula, cheio de auxílios-miséria: Bolsa-esMOLA, Bolsa-QUADRIlha, Auxílio-MAIS etc. Não podemos esquecer que, para Obama, Lula é “O Cara” (creio que, com o ó e o cê maiúsculos) enquanto que, para Caetano Veloso, ele é um cafona grosseirão (apesar do disse-não-disse, foi-não-foi, desculpas-não-pedidas-pedidas), “ou não”, como Caetano disse que nunca disse o “ou não”. E Caetano está certo.

Essa eleição me pareceu uma grande corrida de personagens de desenho animado. De um lado, a candidata de Lula (Molusco), Dilma (Calça Quadrada), para governar o Siri Cascudo... De outro, Mr. Burns (d’Os Simpsons), José Serra (a Amazônia), querendo dominar Springfield (possivelmente no eixo Rio-São Paulo), com as questões da Saúde (talvez por puro arrependimento pela Usina Nuclear de Springfield em que Hommer Simpson trabalha), para se redimir. Temos também a doce Marina (em quem votei, votaria e votarei na próxima eleição, em 2014. "Marina morena, Marina...") que parece o Capitão Planeta e o lema: “o poder é de vocês!”, com as forças da natureza “fogo”, “água”, “terra”, “vento” e “coração”. Acho que as personagens representavam esses poderes, mas é bem provável que a memória tenha falhado. Plínio não parece um desenho animado, ele é de carne e osso (mais osso do que carne, inclusive...). Sua figura assemelha-se à Spock (ou Spok, não sei) daquele seriado antigo intitulado “Jornada nas Estrelas”. Se não me engano (e quase nunca me engano), só restam duas opções parE (ops! "... parA...") Plínio: (1) voltar para o seu planeta de origem e nos mostrar o seu líder ou; (2) voltar para o Velho Testamento da Bíblia, como irmão de Noé, de Caim ou algum outro daqueles personagens sesquicentenários que só a Bíblia retrata existirem.


Então, fico com a pergunta: o que será do Segundo DURmo?